Shoppers e as mudanças no processo de decisão de compra

sneaker-pimps1

Hoje, as lojas já compreendem que se faz necessário investir em tecnologia para acompanhar esse novo surgimento do consumidor no ambiente digital. Entender as atitudes, motivações e comportamentos do shopper são cruciais para criar uma rota que o direcione para sua estratégia. Agora, os consumidores exigem cada vez mais respostas objetivas dos varejistas. Segundo Julio Gomes, diretor de consultoria da Kantar Retail, “decisão de compra não está mais apenas no ponto de venda e sim na trajetória percorrida até lá”, Então, os shoppers neste momento estão se informando por diversos canais de relacionamento, seja um pouco fisicamente ou mesmo online, assim, aquele varejo que fizer isso de uma forma eficaz e eficiente terá um diferencial em relação seus concorrentes.

Os shoppers ominichannel neste momento querem uma ótima experiência de compra, poder testar o produto, conhecer a opinião de outras pessoas nas redes sociais, conseguir descontos e se sentirem únicos, exigindo que as empresas tenham políticas unificadas e integradas. Assim, facilita a experiência gerando conversões de vendas mais “verdadeiras”, pois trabalhando todas estes novos ambientes e criando microtargets, intuitivamente a geração de lembrança de marca no momento de decisão de compra seja em uma loja física ou online é mais assertiva.

Entender os passos de decisão de compra, a partir do conceito de ZMOT(Zero Moment of Truth), para se tonar um buyer é muito importante. Após o estímulo por propagando, temos a primeira etapa o ZMOT que o momento de pesquisa, busca e conteúdo. A organização precisa estar preparada, utilizando-se de ferramentas como SEO e SEM para melhores colocações nas buscas, e claro que aplicando com content marketing criando e disseminando conteúdo útil e relevante para um público-alvo. Assim, formando uma audiência interessada e segmentada, que posteriormente pode ser convertida em novos clientes. No FMOT a empresa precisar ter o conhecimento do que está falando, criando relevância e influência, se tornando referência no mercado ou nos territórios que atua, estabelecendo laços e criando vínculos que despertem emoções e sentimentos, entre consumidor e marca. Já no SMOT é novo cenário que se criaram os “showroomers”, que são consumidores que frequentam uma loja física, criando uma experiência com o produto por meio do smartphone ou tablet, promovendo que um varejista invista mais na inteligência de negócio.

É muito importante que estes itens estejam integrados e unificados, pois os esforços precisam estar muito bem definidos para que não decepcione os consumidores, pois todo o percurso percorrido pelo shopper é muito importante estar presente e ser monitorado de perto para correção de erros e melhorias no relacionamento.

POR: @vine_bsantos | Inicialmente escrito para o Papos na Rede

Anúncios

Um comentário sobre “Shoppers e as mudanças no processo de decisão de compra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s